Saúde

Campanha de vacinação quer imunizar 160 mil crianças em outubro

Campanha de vacinação quer imunizar 160 mil crianças em outubro

Com uma meta de vacina cerca de 160 mil crianças, começa no dia cinco de outubro e segue até o dia 30, a campanha de multivacinação, em que os pais poderão atualizar em um único dia, a Caderneta de Vacinação, de seus filhos. Jovens e adultos também poderão se vacinar.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes.

Para as crianças estarão disponíveis a vacina BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV); Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela e pneumocócica 23-valente (Pncc 23*).

Já para os adolescentes a vacina Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada) e Pneumocócica 23-valente (Pncc 23).

A Secretaria de Estado de Saúde chama a atenção sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis como por exemplo, da pólio, rubéola e da síndrome da rubéola congênita.

Lembrando que serão adotadas todas as medidas de proteção recomendadas pela SES e pelo Ministério da Saúde para minimizar o risco de infecção pelo vírus durante a vacinação. No dia 17, está programada uma mobilização nacional de vacinação.