Política

Seis partidos pedem cassação do deputado Daniel Silveira ao Conselho de Ética

Seis partidos pedem cassação do deputado Daniel Silveira ao Conselho de Ética

Seis partidos apresentaram ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados ofício no qual pediram a cassação do mandato do deputado Daniel Silveira (PSL-Rio) por quebra de decoro parlamentar. O documento é assinado pelo PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede.

Na representação enviada ao Conselho de Ética, os partidos demandam que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), faça a "convocação imediata" do conselho.

As legendas afirmam que Silveira "extrapola de sua imunidade, rompe criminosamente os deveres de que seu mandato impõe e ofende, também de maneira criminosa, o Supremo Tribunal Federal, os ministros do Supremo e a própria democracia brasileira, estimulando a violência e fazendo apologia ao golpe militar."

O deputado  Daniel Silveira foi preso na terça-feira, 16, após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, a decisão de Moraes foi referendada por unanimidade pelo plenário do tribunal.

Silveira foi preso após ter divulgado vídeo no qual fez apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento de repressão mais duro durante a ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.