Meio Ambiente

Salles não comunicou ministros sobre suspensão no combate às queimadas

Salles não comunicou ministros  sobre suspensão no combate às queimadas

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não avisou o ministro-Chefe da Casa Civil, Walter Braga Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, de que os combates aos incêndios em regiões florestais seriam interrompidos. Ele também teria omitido que faltavam recursos para o Ibama.

Em reunião na tarde desta quarta-feira, ministros conversaram sobre o tema durante o encontro do Comitê Interministerial sobre Mudanças do Clima. Integrante do comitê e presidente do Conselho da Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão não participou da reunião.

Presente ao encontro, Salles não informou os colegas sobre a decisão que seria tomada pelo Diretor de Planejamento, Administração e Logística do Ibama, que é um braço da pasta.

A ordem para o retorno às bases do Ibama acontece em meio a uma das maiores crises ambientais da história do país. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento no número de queimadas na Amazônia de 25% entre 1º de janeiro e 20 de setembro deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. Só neste ano, já foram registrados mais de 89 mil focos de incêndio na região, maior número desde 2010.

Outro bioma ameaçado é o Pantanal, que registrou, neste ano, o maior número de focos de incêndio desde 1998, quando os dados começaram a ser contabilizados. O aumento em relação ao ano passado chega a 217%.