Meio Ambiente

Presos ajudam a combater incêndios no Pantanal

Presos ajudam a combater incêndios no Pantanal

Presos estão sendo selecionados para ajudar no combate aos incêndios do Pantanal e realizar outros trabalhos essenciais para diminuir o efeito das chamas que devastam o bioma. A operação é realizada ao longo da Transpantaneira, uma estrada de terra de 150 km, principal via da região, que vai de Porto Jofre a Poconé, no estado de Mato Grosso.

Os detentos foram escolhidos por estarem na fase final do cumprimento da pena e por apresentarem comportamento exemplar. O policial penal Alex Rondon, chefe da operação, explica que o objetivo desse projeto é a "reintegração à sociedade”.

Nesta operação, os presidiários bombeiam água, apagam as chamas e auxiliam os brigadistas em todas as suas tarefas. Ao mesmo tempo, são monitorados por uma tornozeleira eletrônica e por um grupo de policiais.

Segundo Rondon, muitos dos presos buscam a reinserção na sociedade, mas os registros criminais atuam como barreiras para a contratação.

Além de ajudar nas queimadas, o projeto busca apagar esse estigma e fazer com que a sociedade veja que os presos estão prontos para conviver novamente.