Meio Ambiente

Decreto suspende autorização ambiental para queima controlada no Pantanal

Decreto suspende autorização ambiental para queima controlada no Pantanal

Todas as autorizações de queimadas controladas no Pantanal estão suspensas pelo período de 180 dias. A medida está em vigor desde sexta-feira, dia 24, com a publicação do decreto que declara situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, anunciou que os ministros do Meio Ambiente e da Defesa, Ricardo Salles e general Fernando Azevedo, respectivamente, atenderam ao governador e solicitaram o planejamento da ação integrada no Pantanal, com aeronaves e brigadistas.

O Governo do Estado já tomou uma série de medidas para intensificar o combate aos focos de calor na região do Pantanal, com ênfase aos incêndios que ocorrem na borda do Rio Paraguai, nas proximidades de Corumbá e Ladário.

Atendendo a pedidos do governador Reinaldo Azambuja, o governo federal garantiu ainda na noite de sexta-feira, todo o apoio operacional à nova força-tarefa que entrou em operação já no fim de semana. Foi solicitado um helicóptero do Ibama, um avião Hércules e um helicóptero Pantera, do Exército, para transporte dos brigadistas às áreas de difícil acesso.

Corpo de Bombeiros, brigadistas do Ibama e a Polícia Militar Ambienta (PMA), que também investiga a origem dos focos, já estão em campo.

O decreto se sustenta “no conjunto de fatores ambientais negativos que resultam na propagação de incêndios florestais, no prejuízo à navegabilidade dos rios, culminando na emissão de altíssimos índices de fumaça que prejudicam ainda mais a saúde da população de toda a região".