Internacional

Israel diz ter matado um dos mentores do ataque terrorista do Hamas

Israel diz ter matado um dos mentores do ataque terrorista do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta quinta-feira (26) a morte de Shadi Barud, apontado como um dos responsáveis pelo planejamento de ataques terroristas contra Israel, durante uma operação realizada na Faixa de Gaza.

Shadi Barud, que teria ocupado o cargo de vice-diretor de inteligência do grupo terrorista Hamas, era encarregado de coletar informações sobre os inimigos do grupo. A operação israelense visava atingir membros do Hamas e outras organizações armadas palestinas que estavam reunidos na região.

As ações das FDI incluíram ataques de tanques e o envio de forças de infantaria para buscar informações sobre pessoas desaparecidas e reféns mantidos pelo grupo terrorista. As autoridades israelenses destacaram que essas operações não fazem parte da ocupação planejada por terra desde o início do conflito, que teve início em outubro.

“Durante a noite, houve ataques de tanques e forças de infantaria. Esses ataques são ataques que matam esquadrões de terroristas que estão se preparando para a próxima fase da guerra. São ataques que vão mais longe, na linha de contato [com os inimigos]. Essas incursões também localizam e procuraram qualquer coisa que possamos obter em termos de informações sobre desaparecidos e reféns”, explicou o porta-voz da FDI, Daniel Hagari, para a BBC.

O Hamas, por sua vez, alegou que soldados israelenses cruzaram a cerca de segurança na região de Khan Younis, no sul de Gaza, destruindo escavadeiras e um tanque. Os terroristas também afirmaram que a ofensiva ocorreu após Israel solicitar que os habitantes de Gaza se deslocassem para o sul do território.

Consequentemente, a operação resultou na morte de líderes do Hamas e dezenas de terroristas em ações noturnas na Faixa de Gaza.