Geral

Vanzeiros pedem ajuda ao Procon para negociar prestações de financiamentos

Vanzeiros pedem ajuda ao Procon para negociar prestações de financiamentos

Representantes do Sindicato dos Transportadores Escolares de Mato Grosso  do Sul se reuniram na manhã desta quarta-feira com o superintendente do Procon Estadual Marcelo Salomão, para discutir a situação enfrentada pelos profissionais do setor que, em função da pandemia, tiveram as  atividades paralisadas de vido a suspensão das atividades nas escolas.

De acordo com o  o presidente e o tesoureiro  do sindicato, Rodrigo Aranda Armôa e André Vicente, os profissionais passaram a ter dificuldades para quitar as prestações dos veículos, por isso vários deles já enfrentam processo de busca e apreensão dos seus veículos. Há casos em que se registra seis meses de inadimplência.

De acordo com Rodrigo, a reivindicação da categoria é que o Procon Estadual intervenha para  encontrar uma forma de evitar a perda de veículos, já que para muitos profissionais eles são a única fonte de renda da família. Segundo registro no Detran/MS são, pelo menos, 3,6 mil veículos utilizados nesse tipo de transporte.

“O que reivindicamos é a suspensão temporária da cobrança e o remanejamento das prestações vencidas para o fim do contrato, mesmo que tenhamos de pagar multas. Decreto  federal deveria suspender a cobrança das duas primeiras prestações, entretanto isso não aconteceu e, se acontecesse, não solucionaria o nosso problema, uma vez que estamos desempregados há seis meses”, disse o presidente do sindicato.

Marcelo Salomão se comprometeu em realizar reuniões  com representantes dos bancos financiadores dos veículos. “O financiamento configura relação de consumo pura e procuraremos intervir no sentido de encontrar uma solução que minimize o problema  dos transportadores”, comenta.

A pedido do Sintems, encaminhamento de acordos deverá abranger, também, proprietários de vans de turismo que se encontram na mesma situação do transporte escolar, uma vez que a atividade foi praticamente extinta nessa época de restrições.