Geral

Mapa aponta distância do submarino Titan ao Titanic

Mapa aponta distância do submarino Titan ao Titanic

Um mapa divulgado pela empresa RMS Titanic Inc., que detém os direitos de recuperação das peças do Titanic, mostra a localização aproximada do submersível Titan em relação ao famoso navio que naufragou em 1912.

A representação foi feita pela companhia por meio da captação de imagens de sonares. Como a localização é aproximada, a empresa não especificou a distância entre o submarino da OceanGate e o Titanic.

O local onde foram encontrados os destroços do submersível foi identificado no mapa como "Titan Debris Field" [Campo de Destroços do Titan] e indicado com um círculo pontilhado.

Veja:

Na imagem, é possível ver que o submersível estava próximo aos restos do Titanic. A representação foi disponibilizada pela empresa a um tribunal federal no âmbito das investigações sobre a implosão do submarino, que ocorreu no Oceano Atlântico no mês passado e matou todos cinco os tripulantes.

"Acreditamos que estes dados são de confiança", afirmou o advogado da empresa, Brian Wainger. De acordo com ele, a RMS Titanic Inc. encaminhou o mapa à Guarda Costeira dos Estados Unidos e à Administração Nacional Oceânica e Atmosférica para ajudar nas buscas pelo submarino.

Wainger informou que a estimativa da Guarda Costeira dos Estados Unidos é que a investigação do caso seja concluída em um período de 12 a 18 meses. Depois, uma audiência pública deve ser feita, quando testemunhas serão ouvidas.

No dia 22 de junho, a Guarda Costeira  informou que os  destroços encontrados faziam parte do submersível e apontavam para uma "implosão catastrófica" — o que teria levado à morte de todos os cinco tripulantes do submarino, segundo o contra-almirante John Mauger.

Depois, a Guarda Costeira também disse que os  corpos podem não ser encontrados devido às condições do acidente e ao local em que ocorreu.