Consumidor

Procon bloqueou quase 40 mil ligações feitas por empresas de telemarketing

Procon bloqueou quase 40 mil ligações feitas por empresas de telemarketing

Um total de 39.978 números de telefones utilizados por empresas de telemarketing para infernizar a vida dos consumidores foram bloqueados pelo Procon Estadual por meio do sistema Bloqtel, que em  2019 recebeu 495 denúncias, 404 delas somente no período de  janeiro a setembro. Neste ano, no mesmo lapso de tempo, os registros somaram 876 denúncias.

Em levantamento que computou todos os registros desde o início de 2019 até 13 de outubro de 2020, constatou-se que ocorreram 3.069 denúncias, com o cadastramento de 605 fornecedores, o que culminou no bloqueio de 39.978 números utilizados pelas operadoras de telemarketing.

Para efeito de  estatística, foram consideradas 11 empresas entre as denunciadas no ano passado, com destaque para a Claro, com 57 ocorrência. Na sequência aparecem a Vivo (45), NET (30) e Sky (27). Entretanto, outras empresas também integram a lista de reclamadas, dentre as quais o BMG, TAM, Santander, TIM, OI e Itaú.

Em relação a este ano, com o crescimento do número de denúncias aumentou também a quantidade, por empresa. A Oi passou a liderar com 234 registros, seguida pela NET (121), Claro (71), Sky (62) e Santander (42). Como no ano anterior, outras empresas também  foram alvo de reclamações, como é o caso da  Vivo (35), BMG (32), TIM (21), Itaú (16)) Banco Pan (14) e Safra (11).