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Procon autua seis bancos por mau atendimento

Procon autua seis bancos por mau atendimento

Fiscais do Procon Estadual autuaram seis agências bancárias após realizaram diligências em 12 unidades entre os dias 15 e 23 de setembro. As ações foram desencadeadas após o órgão receber dezenas de reclamações de clientes por conta do mau atendimento, situação constatada pela fiscalização na maioria delas.

Durante a operação foram expedidos seis autos de infração e seis relatórios de visita – quando não se confirma a irregularidade denunciada. A verificação ocorreu em cinco agências do Bradesco, três do Santander, duas do Banco do Brasil, uma da Caixa Econômica Federal e outra do Itaú. Por conta de irregularidades constatadas foram autuadas três agências do Bradesco, duas do Santander e uma da Caixa.

As reclamações dos consumidores são, na maioria, relacionadas ao tempo de espera para atendimento e o fato de terem de aguardar, via de regra, fora das agências para evitar aglomerações internamente.

Ficou constatado que, mesmo expostas, as pessoas não recebem senhas que possam demonstrar o tempo que estão aguardando. Estas só são entregues – quando ocorre – no momento que entram nas agências e sem discriminação do serviço que necessitam ou se se trata de cliente preferencial.

A maioria das agências não expõe qualquer forma de informação a respeito do horário de expediente, deixando o consumidor ainda mais vulnerável e, por vezes, permanecendo muito tempo em fila e saindo sem ser atendido por ter expirado o tempo.

 Outro problema constatado foi a dificuldade de liberação de clientes aos caixas quando da necessidade de descontar cheques. Na Caixa houve, inclusive, a afirmação de que isso não se tratava de serviço essencial.

Em função da pandemia e da facilidade para a propagação da covid-19, foram constatadas outras irregularidades, tais como o distanciamento entre as pessoas nas filas e a falta de álcool em vários locais fiscalizados, o que atualmente configura desobediência às normas de biossegurança.