Cidades

Última etapa do recapeamento da Rua 14 de Julho entra na fase final

Última etapa do recapeamento da Rua 14 de Julho entra na fase final

Com previsão do serviço ser concluído em uma semana, foi iniciada a última etapa do recapeamento da Rua 14 de Julho, trecho de 1,2 quilômetro entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Plutão. A aplicação do novo pavimento foi precedida de uma série de intervenções, remendo profundo em alguns trechos, adequações para acessibilidade com construção de rampas de acesso no meio-fio. Na quarta-feira foi feita a fresagem (remoção) do asfalto antigo. São recursos de um financiamento contratado junto ao BID.

A obra, orçada em R$ 1,9 milhão, é uma complementação do projeto Reviva Campo Grande executado na rua mais tradicional da cidade, que foi revitalizada numa extensão de 1,4 quilômetro, entre as avenidas Fernando Correa da Costa e Mato Grosso. Também recebeu novo pavimento no trecho restante, da Fernando Correa da Costa até a Avenida Eduardo Elias Zahran.

Segunda fase

Já está em fase de elaboração os projetos executivos das obras previstas na segunda etapa do Reviva Campo Grande, que prevê a execução de 18 quilômetros de recapeamento no quadrilátero formado pelas ruas Fernando Correa da Costa, Pedro Celestino, Mato Grosso e Calógeras.

O projeto abrange intervenções de acessibilidade, arborização e nova iluminação neste perímetro.   Três ruas (Barão de Branco, Dom Aquino e Cândido Mariano) serão recapeadas desde a Rua 25 de Dezembro. A Barão e a Dom Aquino receberão asfalto novo até a Rua Joaquim Nabuco, no entorno da antiga rodoviária. A Cândido Mariano terá o pavimento refeito da 25 de Dezembro até a Cabeça de Boi, na Avenida Noroeste.

Serão recapeadas, entre a Rua Pedro Celestino e a Avenida Calógeras, as ruas 26 de Agosto, Barão de Melgaço, 7 de Setembro, 15 de Novembro, Maracaju, Antônio Maria Coelho e Mato Grosso.  Também receberão asfalto novo neste quadrilátero as ruas  Pedro Celestino e Padre João Crippa, a Travessa Mace e a Rua do Padre.

A Rua 13 de Maio será recapeada desde a Avenida Fernando Correa da Costa até a Julio Dittimar. Ano passado recebeu asfalto novo o trecho entre as avenidas Eduardo Elias Zharan e a Fernando Correa da Costa.  A Rui Barbosa e a Avenida Calógeras, que terão corredor de ônibus, serão recapeadas em toda a extensão. A Rui  Barbosa terá corredor de ônibus entre e a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso .

O projeto prevê também sinalização viária, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, nova iluminação, até padronização de calçadas, inclusive com adoção de piso tátil contínuo. Seguindo a proposta da Rua 14 de Julho, as transversais também vão receber equipamentos urbanos como conjuntos de lixeiras, bancos e bicicletários, além do plantio de mais de 800 árvores.