Política

STF prorroga a prisão de blogueiro bolsonarista

STF prorroga a prisão de blogueiro bolsonarista

O blogueiro bolsonarista de extrema-direita Oswaldo Eustáquio, preso na semana passada no âmbito das investigações que apuram a organização de atos antidemocráticos, vai continuar na cadeia ao menos por mais cinco dias, conforme decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, a pedido da Polícia Federal e Procuradoria Geral da República (PGR).

Eustáquio, que foi preso em Campo Grande, tem viagem prevista para hoje a Brasília, onde deverá prestar depoimento no âmbito do inquérito.

No pedido, os investigadores apontaram que o blogueiro tentava atrapalhar as investigações publicando vídeos em redes sociais indicando estar em Brasília, quando, na verdade, já estava em Ponta Porã, cidade no Mato Grosso do Sul que faz fronteira com o Paraguai.

Investigadores apuraram que Oswaldo Eustáquio, que é casado com a secretária nacional de Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos, Sandra Terena, morava em uma casa localizada em área nobre de Brasília, no Lago Norte. A casa conta com amplas instalações e piscina.

As dimensões da casa onde o blogueiro morava em Brasília chamou atenção dos investigadores. Uma das linhas de investigação do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos é a estrutura por trás do seu financiamento.

Segundo a PGR, o fato de ele divulgar vídeos indicando estar em Brasília quando, na realidade, estava em um quarto de hotel em Ponta Porã indicaria sua propensão a eventual fuga do país.