Astronomia

Nasa mostra detalhes da Nebulosa da Roseta e exoplaneta distante

Nasa mostra detalhes da Nebulosa da Roseta e exoplaneta distante

A Agência Espacial Norte Americana (NASA) deivulgou nesta semana dezenas de fotos captadas pelo cometa James Webb, outros telescópios e observatórios espaciais. Confira amagens.

A Nebulosa da Roseta, a cerca de 5.000 anos-luz de distância da Terra, é uma região no espaço onde as estrelas são formadas. Esta imagem, feita pelo telescópio espacial Spitzer, mostra o berçário estelar em infravermelho. Ela foi divulgada pela Nasa no Dia das Mães, devido ao seu formato lembrar uma rosa vermelha.

Situados a 7.000 anos-luz da Terra, os Pilares da Criação são um aglomerado de poeira e gás com tamanho interestelar na Nebulosa da Águia. O local tem esse nome por ser um enorme berço de estrelas. Seu primeiro registro data de 1995, com uma foto tirada pelo telescópio Hubble.

Galáxia Messier 63 (Sophie Paulin, Jens Unger, Jakob Sahner)

A  Messier 63 possui cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro, tamanho parecido com o da Via Láctea. Seu formato, com núcleo brilhante e "braços" em espiral, fez com que ela ganhasse o apelido de Galáxia do Girassol. Outras galáxias satélites de M63 podem ser vistas na notável imagem de campo amplo, incluindo galáxias anãs fracas.

Foi confirmada a saída de vapor de água de um meteoro em um cinturão. O cometa Read reside no cinturão de asteroides principal. O vapor acontece porque o gelo presente na rocha se derrete quando o Read passa mais perto do Sol.

Um exoplaneta do tamanho da Terra, descoberto por cientistas, pode ser coberto por vulcões e possuir uma atividade sísmica igual à de Io, uma das luas de Júpiter. Chamado de LP 791-18 d, orbita uma pequena estrela anã vermelha e está em um cabo de guerra gravitacional com outro planeta próximo, com um puxando o outro para si