Agronegócio

Governo lança plataforma para agricultores familiares de MS venderem on line

Governo lança plataforma para agricultores familiares de MS venderem on line

Com objetivo de ampliar os horizontes da agricultura familiar, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou uma plataforma digital para dar aos agricultores desse segmento a oportunidade de readequar o modelo de comercialização de seus produtos diante das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus. O Estado conta atualmente com 43 mil propriedades enquadradas como agricultura familiar.

A plataforma surge da necessidade de socorrer pequenos produtores para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. O segmento viu o consumo cair devido a reajuste no modelo de comercialização e por isso novas formas de vender a produção, que é perecível, se fizeram necessárias.

Diante do gargalo, a Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro decidiu agir para minimizar as perdas dos produtores, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. Na plataforma os produtos poderão ser oferecidos gratuitamente ao mercado consumidor de vários segmentos interessados nos hortifrútis.

A plataforma recebeu o nome de Manucã. A palavra em guarani que significa ‘vou trabalhar na roça’, é uma maneira de homenagear aqueles que tiram do campo seu sustento e levam alimentos de qualidade à mesa de muitas famílias. A plataforma já está no ar e pode ser acessada no link manuca.semagro.ms.gov.br.

Após o cadastro feito na plataforma, a negociação passa a ser realizada entre ambos, para decisão de preços e formas de entregas. Não há pagamento para uso da plataforma por nenhuma das partes, já que a ideia é justamente ligar um ao outro sem gerar custos.

O titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, explica que a Manucã foi criada para resolver um problema dos agricultores familiares neste momento de pandemia, mas que deve se fortalecer com o tempo mesmo depois do coronavírus. “Recebemos o apoio da AMAS e da Abrasel/MS, que se interessaram pela proposta. Assim o Estado cumpre o seu papel de divulgar os produtores e conectá-los com os compradores, utilizando a tecnologia a favor”.

A divulgação da plataforma está sendo realizada com reuniões virtuais e com equipe técnica da Agraer responsável por informar e auxiliar os produtores a se cadastrarem. O projeto também conta com apoio do SEBRAE e SENAR e da UFGD, onde dois acadêmicos da Engenharia da Computação passaram por um processo seletivo para  bolsistas  financiado pelo CNPq/MCTIC, que tem atuado em conjunto com a Semagro, por meio do Projeto Bioeconomia.

Para se cadastrar é simples e rápido. Basta acessar a plataforma, se cadastrar (como pessoa física ou jurídica) e anunciar os produtos. Dessa forma os compradores podem ampliar a sua rede de fornecedores e as empresas de logística podem participar viabilizando e otimizando as entregas.

Dentro da plataforma não é realizado e-commerce, somente é permitido disponibilizar anúncios de oferta e demanda. É um local virtual onde agricultores familiares e consumidores podem se encontrar e anunciar tudo relacionado a produção e comercialização de frutas, hortaliças, mudas e plantas ornamentais – gratuitamente.